quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Livros Recomendados

É muito comum, nos lugares que o Grupo AVE apresenta-se, surgir dúvidas em relação a arte e o espiritismo (O que é, o que pode ser feito, etc).
Fica evidente perceber a carência da leitura de obras direcionadas ao assunto.

Como é no
rmal questionarem quais os melhores livros que abordem de maneira correta e clara este assunto, vou agora disponibilizar para vocês uma lista daqueles livros que julgo ser os mais esclarecedores até o momento.

Claro, nem preciso lembrar que todos este livros, devem ser estudados, para assim, permitir um aprofundamento no assunto Arte Espírita.


AUTOR:TOURINHO, NAZARENO
TÍTULO: A DRAMATURGIA ESPÍRITA
Número DE Páginas: 102
ANO DE EDIÇÃO: 1991
SINOPSE: Excelente livro. Visa orientar os grupos que, no Movimento Espírita, se dedicam a montar e exibir peças teatrais. Esclarece didaticamente o significado da dramaturgia e trata de assuntos como ética, estética, escolas, estilos e elementos do espetáculo teatral. Destaca que o conteúdo doutrinário deve ser a essência do teatro espírita.
ONDE COMPRAR: livronet



TÍTULO: Espiritismo na Arte
Autor: Léon Denis
Sinopse: Os grandes gênios da arte prosseguem criando após a morte física? Como é a arte desses gênios no espaço? Eis alguns dos questionamentos analisados pelo autor, um dos mais importantes escritores do Moderno Espiritualismo.
- 192 págs.
ONDE COMPRAR: CANDEIA



Título: Falando de Arte A Luz do Espiritismo
Autor: Radetic, Therezinha R. Mendonça
Sinopse: Ao entender que a arte, procede de espaços supracósmicos, a autora vê nos artistas em geral agentes dessas irradiações, em cujas luzes todos nós nos vivificamos.
- 176 págs.
ONDE COMPRAR: CANDEIA





Título: A inspiração Espiritual na Criação Artística
Autor: Pereira, Cristina C.
Sinopse: Neste livro a autora procura responder à pergunta: De onde vem a inspiração e como ela se transforma em arte? Na tentativa de explicar o processo da inspiração, fenômeno subjetivo ainda tão intrigante, a autora entrevista religiosos, homens de ciência e, principalmente, criadores das mais variadas artes, constituindo-se esta obra na maior reflexão já feita sobre o assunto.
- 284 págs
ONDE COMPRAR: CANDEIA




Título: O teatro na Educação do Espírito
Autor: Alves, Walter Oliveira
Sinopse: Para os gregos antigos, o teatro tinha função religiosa, quer dizer, o espectador assistia à representação para se purgar do medo, da culpa ou das manias obsessivas, da reeducação da alma, enfim. Nascido da experiência, este livro fala das oficinas de teatro e do uso dos livros como argumento para a montagem de peças. Prático e instrutivo.
- 224 págs.
ONDE COMPRAR: CANDEIA



Título: Espiritismo Cultural: Arte, Literatura, Teatro
Autor:Garcia, Wilson (autor)
Sinopse: Este trabalho visa contribuir para uma maior conscientização do escritor espírita através de uma análise da Arte, das suas origens, seus requisitos e sua razão de ser. Dividido em duas partes, a primeira apresenta temas como: Arte e literatura,Subsídios para uma crítica da literatura espírita, Manifesto da poesia espírita, Análise das contribuições científicas na literatura espírita, Análise teórico-crítica - visão social de Emmanuel. A segunda, apresenta: a Abrajee sobrevive como Abrade, O congresso de São Paulo, Prévias e eventos, Abertura e desenvolvimento, Homenagem a Deolindo Amorim, Atividades do congresso, Trabalhos e teses, Moções aprovadas, Propostas levadas ao plenário, Homenagem a Noraldino de Mello, dentre outros. A publicação destes trabalhos é tal qual eles foram apresentados à comissão organizadora do IX Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas, Conbrajee-86
- 136 págs.
ONDE COMPRAR: CANDEIA


Para aqueles que estão um pouco descapitalizados, indico dois ótimos sites:

CLIQUE AQUI: Este site contém diversos livros clássicos, mas não possui todos que relacionei.

PDF SEARCH ENGINE: É uma das melhores ferramentas de busca de livros atualmente, basta colocar o título (recomendo colocar parte dele) e pronto! Este site é um pouco pesado e dependendo a conexão, ele falha no carregamento, mas basta insistir que ele funciona.

Estante Virtual:
Este site é muito bom. Reúne virtualmente os acervos de mais de 1.491 sebos e livreiros, de 250 cidades, a Estante Virtual é a sua chance de encontrar sempre o livro que você procura. E por um preço bem acessível. Vale a pena acessar!

>>E mesmo procurando e você não achou, faça o pedido aqui no blog deixando o e-mail que enviamos assim que possível.

2 comentários:

Marcela disse...

Muito boa a relação de livros.
E o site Estante Virtual é maravilhoso!
Achei o livro "A dramaturgia Espírita" que fazia anos que eu estava atrás e o melhor, que o livro com frete e tudo saiu só por R$8,00!

Parabéns, o blog está bem legal!

Paz e luz para todos!

Anônimo disse...

Prezados, escrevi 2 contos sobre o tema sob a ótica espírita, gostaria de compartilhar. Relatam eventos ocorridos com pessoas que passaram pelo drama.

"O mundo foi tomado de pânico recentemente. Notícias de morte aumentam a cada dia. Entretanto, conforme dizem as autoridades, tudo está sob controle. Acreditamos. Mas existem pequenas tragédias pessoais que não permitem que sejamos pautados pelas estatísticas, afinal lidamos com seres humanos. A frieza dos números causa perplexidade. A obra trata de duas dessas inusitadas histórias, onde outros tipos de médicos atuaram... "

A(H1N1) A Pandemia
www.clubedosautores.com.br