quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Técnicas Teatrais - 4º Parte

Maquiagem: A Arte da Transformação (Parte 1)

A função da maquiagem ao longo dos anos da história tem sido a de ajudar o ator a criar um personagem. Trabalhando arduamente em oficinas fechadas e em horários muitas vezes pouco usuais, os maquiadores conseguem usar seus talentos para transformarem os atores nos seus personagens e tentam superar o desafio de fazer a platéia a crer naquilo que estão vendo. Essa é a Parte 1, logo, estarei disponibilizando mais dicas de Maquiagem e não esqueça de comentar!

Dicas e mais Dicas...

É muito importante para quem quer fazer maquiagem, ter uma coleção de fotografias. Ela é freqüentemente usada por artistas de maquiagem quando se esboça um personagem. Por exemplo, se você tiver de envelhecer um ator. Você poderia olhar nesta coleção de fotos as pessoas idosas e estudar o padrão de rugas.

Por isso, um bom começo seria com revistas. Procure retirar fotos de revistas. Fotos masculinas e femininas, com diferentes formatos de olhos, narizes, sobrancelhas, boca, orelhas, rugas de pele, tons de pele de diferentes nacionalidades, desde bebês até idosos. E também figuras com doenças de pele. Isto servirá para a criação de feridas ou qualquer efeito mórbido. Para arquivar estas fotos, use aquelas pastas de arquivo com 3 anéis. Procure categorizar a sua referência por idade, e dentro por grupos de bocas, orelhas, narizes.

Além de fotos de revistas, você pode pesquisar livros de doenças dermatológicas, de medicina legal, cirurgia e de anatomia humana. Ter boas referências de anatomia ajuda muito no processo de escultura.
E também não podemos esquecer da internet. Navegando na internet, você poderá encontrar inúmeras fotos, de diversos temas. Assim, grave em seu computador e imprima sempre que necessário.
---------------
Adesivos :

Os adesivos são usados líquidos usados para colar apliques, peças de cabelo e materiais de textura sobre a pele do copor ou da face. A maioria dos adesivos profissionais usados na maquiagem são dificilmente encontrados no Brasil. Para resolver este problema, aqui você encontrará dicas de como adaptar certos produtos para se tornarem adesivos.

Entretanto, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a estes produtos, por isso é importante fazer testes. Para saber se uma pessoa é alérgica, aplique uma pequena quantidade do adesivo na parte interna do antebraço ou do punho. Espere vários minutos. Se não ocorrer nada, é pouco provável que a pessoa desenvolva alergia ao adesivo. Além disso, é sempre importante usar somente o mínimo necessário na pele. Não aplique muito perto dos olhos ou dentro dos olhos.
==>Glucose ou glicose: A glucose é um líquido viscoso como o mel, podendo ser claro (transparente) ou amarelado (da cor de mel) que serve como calda para sorvetes ou saladas, além de poder ser usado para fazer bolo ou sorvete. Pode ser de milho ou de mandioca. Uma marca muito conhecida de milho é a KARO (ou "mel Karo"), o de mandioca é o da Yoki. Geralmente pode ser comprado em supermercados. Existe também uma glucose ou glicose de milho à granel em lojas que vendem produtos para confeitarias e sorveterias. Ele é transparente e muito viscoso, podendo ser usado, mas é bom diluir com água (1 parte de glicose com 1 de água). Para retirar da pele, lave com água e sabão.
Na maquiagem de efeitos especiais, é usado para colar materiais de textura na pele, como os lenços de papel ou papel-toalha, por exemplo, para fazer maquiagens de zumbi ou morto-vivo.

==>Goma arábica:
É de origem vegetal, sendo originalmente usada como adesivo de selos. É vendida em papelarias, em pó ou líquido. Prefira as marcas em líquido. Em efeitos especiais de maquiagem, é usada para cola pequenas próteses ou apliques e também para para colar materiais de textura na pele. Para retirar da pele, lave com água e sabão.

==>Goma laca incolor: Originalmente é usada em artesanato como impermeabilizante de madeira, gesso, etc. Pode ser transparente ou amarelada. É encontrada em supermercados e papelarias. Uma marca boa é a Acrilex. Em termos de maquiagem, a minha sugestão é que ela seja usada como uma alternativa para o verniz para bigode ou goma-espírito (spirit gum em inglês), para isso, prefira a goma laca incolor. Assim, a goma laca pode ser usada como adesivo para colar peças de cabelo (bigodes, barbas, etc), pequenos apliques de látex ou gelatina e para fazer alterações da face com algodão e papel. Para retirar da pele, passe álcool comum líquido (de farmácia).

Para lembrar, então, quanto ao poder de colar, do mais fraco ao mais forte, temos:
glucose (de milho ou de mandioca) => goma arábica => goma laca

Como estes adesivos e solventes são aplicados na pele, aconselho, antes de usar, teste primeiro, pois como qualquer produto, algumas pessoas podem ter alergia. Para isso, aplique numa pequena parte da parte interna do antebraço, perto do punho. Espere vários minutos. Se não apresentar nenhuma reação alérgica, é pouco provável que irrite a pele da pessoa. E de forma geral, tome cuidado com os olhos.

-----------------

Receitas de sangue falso


A seguir você encontrará muitas receitas de sangue falso para fazer em casa. São receitas encontradas na internet e em livros de maquiagem de efeitos especiais. Algumas são mais realistas e outras não.

A maioria das receitas citam produtos comuns e fáceis de serem encontrados, pois, na maioria, são de cozinha, confeitaria e de sorveteria. Vale lembrar que, como são sangues falsos feitos, na maioria das vezes, a partir de produtos alimentares, a duração é pequena. Por isso, é recomendável fazer bem próximo do uso.
Para armazenar estes sangues falsos, procure usar frascos que permitam uma boa vedação e facilidade de uso. Para pequenas quantidades de sangue, tenho duas sugestões: bisnaga de catshup e almotolia.

A bisnaga de catchup pode ser encontrada em supermercados ou lojas que vendem utensílios domésticos de plástico e é bem barata. A almotolia é um frasco usado para guardar álcool ou outros líquidos em hospitais. A almotolia também é barata e tem a vantagem de ter um bico mais fino e ser mais transparente, sendo encontrada em lojas que vendem produtos para hospitais ou para dentistas.

Para facilitar, fiz uma pontuação básica, de 1 à 5, para cada receita, sendo que as receitas com maior pontuação, são as mais realistas e que geram um efeito melhor.

--------------------------

1) Sangue do Dick Smith (5 pontos) - É um sangue fresco e um dos mais básicos usados. Foi inventado pelo mestre da maquiagem de efeitos, Dick Smith.
Ingredientes: 1 xícara de chá de glucose transparente; 1 colher de sopa de corante vermelho; 1 colher de chá de corante amarelo; 1 colher de sopa de água (é opcional pois faz o sangue ficar mais fino). Misture todos os ingredientes. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

2) (4 pontos) - ingredientes: 1/2 garrafa de glucose de milho clara, áqua quente, um jato de detergente líquido, corante alimentício vermelho, azul ou verde. Despeje a glucose numa bacia e adicione água quente,adicionado os poucos e mexendo até ter consistência adequada. Adicione um espirro de detergente líquido, isto faz o sangue limpar fácil de roupas e pele. Coloque o corante de alimentos vermelho. Coloque uma gota de azul ou verde para dar um tom mais escuro. Não pode ser colocado na boca a menos que se tire o detergente da receita.Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

3) (3 pontos) - Este sangue falso é menos atrativo para insetos pois tem menos açúcar. Ela usa uma base de farinha como espessante. Base de farinha: 7,5 a 10 ml (7,5 ml = 1/2 colher de sopa rasa, 10 ml = duas colheres de chá rasas) de farinha de trigo para cada xícara de chá de água (250 ml). Procedimento: misture a farinha na água completamente, para ficar sem grumos antes de aquecer. Ferver em fogo baixo por 30 minutos. Mexa freqüentemente. Deixe esfriar e adicione corante alimentício vermelho. Isto faz uma boa base para sangue. Ligeiramente gosmenta. Com baixa tensão superficial. Este sangue encharca e espalha bem.

Para uma receita básica de sangue, use: 2 colheres de sopa de corante alimentício vermelho, 1/8 (praticamente só a pontinha da colher) de colher de chá de corante verde. Adicione a base de farinha acima descrita (uma xícara ou 250 ml). Observações: O tempo de uso é relativamente curto (pouco dias) na temperatura ambiente. O sangue perde a viscosidade com o tempo. Além disso, pode manchar temporariamente a pele. Pode ser colocado a boca, mas não engolido.

4) (3 pontos) - Ingredientes: 5 colheres de sopa de maisena, 2/3 de xícara de chá de glucose (amarela ou clara), 1/3 de xícara de chá de água, 4 colheres de chá de corante alimentício vermelho, algumas gotas de verde. Misture a maisena na água, misture bem, e depois adicione a glucose, misturando bem novamente. Acrescente o corante vermelho. O corante verde serve para retirar o tom rosa do corante alimentício. Pode ser colocado a boca, mas não engolido.

5)(3 pontos) - ingredientes: 470 ml (aproximadamente duas xícaras de chá) de glucose de milho transparente, 100 gotas de corante vermelho, 1/4 de xícara de chá de água, 1/4 de xícara de chá de maisena, 8 gotas de corante azul. Primeiro, retire cerca de 1/4 de xícara de chá de glucose e reponha com igual quantidade de água. Acrescente o corante e misture gentilmente. Agora adicione a maisena e misture novamente. Esta fórmula pode manchar temporariamente a pele e permanentemente as roupas. Devido ao conteúdo açucarado da glucose, este sangue não tem longa duração. Você pode aumentar a duração deixando na geladeira. Pode ser colocado a boca, mas não engolido.

6)(3 pontos) - ingredientes: 480 ml (aproximadamente duas xícaras de chá) de glucose de milho transparente, 30 ml (2 colheres de sopa) de corante vermelho, 30 ml (2 colheres de sopa) de detergente líquidode lavar louças, 30 ml (2 colheres de sopa) de água. Acrescente uma gota de corante azul para criar uma cor mais realista. Retire o detergente líquido da fórmula se você desejar fazer para por na boca (mas não engolir). Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

7)(3 pontos) - ingredientes: 2 e 1/2 colheres de sopa de água, 60 a 70 gotas de corante alimentício vermelho, 10 a 15 gotas de corante alimentício amarelo, 2 a 3 gotas de corante alimentício azul, 5 e 1/2 colheres de sopa de glucose de milho transparente. Misture todos os corantes e água juntos. Lentamente, derrame a glucose até a mistura ficar grossa, mas que escorra de seu braço. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

8)(3 pontos) - ingredientes: 2/3 de xícara de chá de glucose de milho, 1/3 de xícara de chá de água, 5 colheres de sopa de maisena, 3 a 5 colheres de chá de corante alimentício vermelho, 2 a 3 gotas de corante alimentício verde. Misture a maisena com a água. Adicione a glucose. Misture bem. Acrescente o corante vermelho, usando somente 3 colheres primeiro. Depois adicione o croante verde para tirar o rosa do cornate vermelho. Se a msitura estiver muito clara, adicione uma ou mais colheres de chá de corante vermelho. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

9)(3 pontos) - ingredientes: 1/2 xícara de chá de água, 1 colher de sopa de chocolate em pó, 3 a 4 colheres de chá de glucose, 1/2 a 1 colher de chá de corante alimentício vermelho, 2 gotas de corante alimentício amarelo ou verde. Misture o chocolate em pó na água antes dos outros ingredientes. Ajuda se for água morna. Depois de misturar o resto, deixe descansar um pouco. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

10)(3 pontos) - Esta é uma receita baseada na receita mostrada no programa Mecânica Popular para Jovens do Discovery Kids.
Ingredientes: 5 colheres de sopa de maisena, 2/3 de xícara de chá de glucose (amarela ou clara), 1/3 de xícara de chá de água, 1 colher de sopa de glicerina (deixa o sangue pegajoso), 4 colheres de chá de corante alimentício vermelho, algumas gotas de verde. Não pode ser colocado na boca. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas. A glicerina é um hidradante de pele e pode ser comprada em farmácias.

11)(3 pontos) - ingredientes: duas colheres de sopa cheias de glucose de milho trasnparente, uma colher cheia de água, duas gotas de corante vermelho, 3 pitadas de maisena, 2 pitadas de chocolate em pó. Misture bem todos os ingredientes. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

12) Sangue espesso (2 pontos) - Ingredientes: 470 ml (aproximadamente duas xícaras de chá) de glucose de milho transparente, 2 colheres de sopa de corante alimentício vermelho, 10 gotas de corante verde (para ficar mais escuro). Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

13)(2 pontos) - esta é uma receita de sangue falso usada por alguns dublês em Hollywood mostrada no programa Mega Movie Magic do Discovery Kids. Ingredientes: 1 Toddynho (aquelas caixinhas de acholatados prontos para beber), 7 a 8 gotas de corante azul, bastante corante vermelho.

14)(2 pontos) - Ingredientes: 2 partes de glucose de milho, 1 parte de calda de chocolate para sorvete, 1 parte de detergente líquido transparente (lava-louças), corante alimentício vermelho e azul. O chocolate acrescenta textura e escurece um pouco. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

15)(2 pontos) - Ingredientes: glucose de milho transparente, corante alimentício vermelho e azul e detergente líquido transparente. Adicione uma colher de sopa de corante alimentício vermelho na garrafa de glucose de milho. O azul irá tirar o alaranjado que aparece quando muitos sangues artificiais são fotografados ou filmados. A adição de algumas colheres de detergente líquido irá fazer o sangue artificial sair mais fácil de roupas e irá demorar para secar. Não pode ser colocado na boca a menos que se tire o detergente da receita.

16) (3 pontos) - adicione algumas gotas de corante alimentício vermelho no detergente líquido mais barato que você puder encontrar. Adicione uma gota de corante azul ou um pouco de café concentrado para criar uma cor mais realista. O sangue fica bem fluído e tem uma leve tendência de espumar. É útil para grandes quantidades de sangue. É lavável de roupas mas não pode ser colocado na boca.

17) Sangue teatral 1 (3 pontos)- É barato, parece real, não mancha a pele e mancha pouco roupas. Pode ser colocada na boca mas o sabor não é muito bom.
Ingredientes: 4 partes de glucose de milho transparente, 2 partes de calda de chocolate para sorvete, 1 parte de corante alimentício vermelho, 1 parte de água, 1/4 de xícara de chá de corante azul. Misture bem.

18) Sangue teatral 2 (3 pontos) - não é tão realista como o de filmes, mas não mancha tecidos, e pode ser bebido.
Ingredientes: 1 xícara de chá ou 250 ml de pasta de amendoim, 1 litro de glucose clara, 1/2 xícara ou 125 ml de detergente líquido transparente (lava-loucas), 3 frascos de corante alimentício vermelho, 15 a 17 gotas de corante azul. Misture a pasta de amendoim com a glucose. Adicione o detergente líquido. Se desejar mais escuro coloque 35 gotas de verde. Se é para beber, retire o detergente.

19) Sangue teatral 3 (3 pontos)- ingredientes: glucose (clara ou amarela), corante alimentício vermelho (muito), 1 ou 2 gotas de corante alimentício amarelo, 1 ou 2 gotas de corante verde. Despeje a glucose numa bacia ou garrafa e coloque o corante vermelho até ficar com a cor desejada. Adicione um ou duas gotas de amarelo e verde para escurecer. Pode beber, tem sabor bom. Se quiser mais opaco, adicione um pouco de maisena. Se o sangue é para ser usado em maquiagens oleosas ou em apliques de látex, adicione duas gotas de detergente líquido. Mas isto torna o sangue impróprio para beber.

20) Sangue arterial 1 (3 pontos) - o sangue arterial é o sangue de cor mais vermelho-vivo, pois é rico em oxigênio; tem no corpo todo, mas ele aparece mais em ferimentos na cabeça, pescoço, virilhas, etc. Ingredientes: glucose de milho amarela 100 gr, corante de alimentos vermelho 20 gr, corante de alimentos amarelo 10 gr, detergente líquido 8 gr, maisena (espessante - dá a aparência de células) 60 gr. Não pode ser usado na boca. Se for usar, tire o detergente da receita. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

21) Sangue arterial 2 (3 pontos)- Ingredientes: glucose (clara ou amarela), corante alimentício vermelho (muito). Despeje a glucose numa bacia ou garrafa e coloque o corante vermelho até ficar com a cor desejada. Se quiser mais opaco, adicione um pouco de maisena. Pode beber, tem sabor bom. Se quiser mais opaco, adicione um pouco de maisena. Se o sangue é para ser usado em maquiagens oleosas ou em apliques de látex, adicione duas gotas de detergente líquido. Mas isto torna o sangue o sangue impróprio para beber.

22) Sangue venoso 1 - (4 pontos)O sangue venoso é o sangue mais escuro, pois tem pouco oxigênio, também tem no corpo todo, mas ele aparece mais em ferimentos na parte de baixo das pernas e nos braços (mais superficialmente).
Ingredientes: glucose de milho amarela 100 gr, Corante de alimentos vermelho 20 gr, corante azul 1 gr, molho de soja shoyo (molho de saladas e carnes) 5g, detergente líquido 8 gr, maisena 60g. Não pode ser usado na boca. Se usar, tire o detergente. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

23) Sangue venoso 2 (3 pontos)- Ingredientes: glucose (clara ou amarela), corante alimentício vermelho (muito), 2 a 4 gotas de corante alimentício amarelo, 2 a 4 gotas de corante verde. Despeje a glucose numa bacia ou garrafa e coloque o corante vermelho até ficar com a cor desejada. Adicione as gotas de amarelo e verde para escurecer. Pode beber, tem sabor bom. Se quiser mais opaco, adicione um pouco de maisena. Se o sangue é para ser usado em maquiagens oleosas ou em apliques de látex, adicione duas gotas de detergente líquido. Mas isto torna o sangue impróprio para beber.

24) Sangue em grande quantidade 1 (3 pontos) - Útil em cenas de batalha sangrenta. Ingredientes: 1 litro de glucose, 5 litros de água, 1 frasco pequeno de corante alimentício vermelho, 1/2 colher de chá de corante alimentício verde, um pouco de leite . Use um balde grande para misturar tudo. Se não gostar da consistência, adicione água para diluir ou glucose para engrossar. Se você achar que está muito escuro, adicione mais água. Se muito claro, adicione mais corante. Adicionando um pouco de leite diminui a transparência da sangue. Não adicione muito leite para o sangue não ficar rosa. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

25) Sangue em grande quantidade 2 (3 pontos) - Ingredientes: 1m pacote de gelatina vermelha (morango, por exemplo), 2 frascos pequenos de corante alimentício vermelho, 1 colher de sopa de corante alimentício verde, 4 a 10 litros de água (dependendo da consistência desejada). Siga as instruções da caixa de gelatina mas duplique ou quadruplique a quantidade de água necessária, e não acrescente açúcar. Se você usar 10 litros de água terá um sangue mais fluído. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

26) Sangue em grande quantidade 3 (4 pontos) (receita Grupo AVE) - A vantagem deste sangue em relação aos outros é que ela dá a ilusão de coagular após um certo tempo. Coagular é a propriedade que o sangue tem de engrossar, de empelotar quando sai em grande quantidade do corpo. Isto é um efeito interessante, pois nas cenas de batalha mostradas nos filmes, os cadáveres aparecem com os corpos cobertos de sangue fluído, o que não corresponde a realidade. Este sangue tem como base uma goma.
Ingredientes para cada litro de sangue falso: Para fazer a goma use 1 litro de água e 2 colheres de sopa cheias de polvilho doce. Misture em fogo baixo até a goma ficar transparente.
Para fazer sangue arterial, acrescente 60 ml ou 6 frascos de corante alimentício vermelho, 10 ml ou 1 frasco de corante alimentício amarelo. Para fazer sangue venoso, acrescente 20 gotas de corante alimentício azul.

27) Sangue em grande quantidade 4 (1 ponto) - Ingredientes: tinta têmpera vermelha (tinta guache), água. A tinta têmpera é barata e não tóxica, dá para fazer muitos litros de sangue para cenas de batalha. Misture a tinta têmpera na água até a cor desejada. Se quiser pode-se adicionar um pouco de marrom para escurecer.

28) Sangue para filme em preto e branco (2 pontos) - Use calda de chocolate para sorvete. Pode ser comprada em supermercados.

29) Sangue em gel 1 (4 pontos) - Pode-se usar como sangue em gel o corante alimentício em gel. Existe em várias cores (vermelho, azul, verde, preto, alaranjado, etc.), podendo-se, assim, fazer diferentes cores de sangue, por exemplo, para alienígenas. É encontrado em lojas que vendem produtos para confeitarias e sorveterias. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

30) Sangue em gel 2 (3 pontos) - Simula o sangue que está começando a coagular. Este sangue não irá escorrer no corpo do ator. É muito usado para preencher feridas falsas. Ingredientes: 1 tubo grande de creme dental CLOSE-UP vermelho e 15 ml (1 colher de sopa) de corante alimentício vermelho. Misture todos os ingredientes. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

31) Sangue em gel 3 (2 pontos) - Um outro sangue em gel poderia ser feito usando vaselina sólida misturada com corante alimentício. Evite colocar nos cabelos. Não pode ser colocado a boca. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas. Não pode ser colocado na boca.

32) Sangue em gel 4 (3 pontos) - Uma outra receita de sangue em gel poderia ser feita usando gel fixador de cabelo (o mais espesso) com corante alimentício. Este tipo pode ser colocado nos cabelos. Não pode ser colocado a boca. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

33) Sangue para beber 1 (1 pontos)- pode-se beber este sangue, só que deixará sua boca manchada por um pequeno tempo. Ingredientes: 1 copo de suco de groselha, 1 colher de sopa de corante alimentício vermelho, 1 colher de chá de corante alimentício amarelo. O suco de groselha pode ser comprado em pó ou em líquido, assim, prepare o suco conforme as instruções da embalagem. Pode ser colocado a boca, mas não engolido. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

34) Sangue para beber 2 (2 pontos)- Ingredientes: suco de framboesa ou morango com corante alimentício vermelho. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

35) Sangue de Halloween ou Dias das Bruxas 1 (3 pontos) - Ingredientes: 1 xícara de chá de glucose, 1 colher de sopa de corante alimentício vermelho, 2 ou 3 gotas de corante alimentício azul, algumas gotas de detergente líquido. Despeje a glucose num recipiente, misture os outros ingredientes, colocando por último o detergente. Se desejar mais escuro coloque 35 gotas de verde. Se é para beber, retire o detergente. Pode manchar temporariamente a pele e definitivamente as roupas.

36) Sangue de Halloween ou Dias das Bruxas 2 (3 pontos)- é um sangue mais grosso. Ingredientes: 470 ml de glucose ou 2 xícaras de chá, 200 ml ou 1 xícara de chá de calda de chocolate, 30 ml ou 3 frascos de corante alimentício vermelho, 1 e 1/2 colher de chá de corante amarelo, 100 ml ou meia xícara de chá de água.

37) Sangue de Halloween ou Dias das Bruxas 3 (3 pontos) - Outro sangue de halloween. Pode manchar temporariamente a pele permanentemente roupas. 1 e 3/4 de xícara de glucose, 1/4 de xícara de água, 2 colheres de sopa de corante vermelho, 8 a 10 gotas de corante azul, 1/4 de xícara de maisena. Misture a glucose e água, adicione os corantes, misture bem. Adicione a maisena e misture bem. Se surgirem grumos, deixe descansar por alguns minutos, eles irão subir para a superfície e então tire-os. Armazene na galedeira. Dura poucos dias.

38) Cápsulas de sangue (5 pontos) - Estas cápsulas podem ser feitas facilmente usando ingredientes de fácil acesso. Quando são colocadas dentro da boca e mordidas, geram um líquido vermelho e espumante. Mas para ocorrer, a boca não pode estar seca (sem saliva). É ótima para uso em teatro, quando o ator tem que falar algo antes de sair sangue pela boca.
DICA: Quanto mais tempo o ator ficar com a cápsula dentro da boca (recomendo no máximo duas), mais saliva será produzida e será maior a quantidade de sangue. A cápsula leva em média 4 minutos para começar a disolver-se na boca.
Ingredientes: Sonrisal; corante alimentício em pó (na cor do sangue), cápsulas de gelatina. Amasse um Sonrisal com um garfo e deixe em separado num pires. Sobre outro pires, misture uma colher de café de corante em pó e duas de Sonrisal amassado. Misture bem. Despeje dentro de um pedaço de papel. Dobre as laterais deste papel para formar uma canaleta. Destampe as cápsulas de gelatina e despeje dentro de uma metade de cápsula. Tampe e pronto! Agora é só colocar dentro da boca úmida. Lembre-se que o corante alimentício pode manchar temporariamente a pele e roupas, por isso, use roupas velhas e depois lave bem a pele do rosto.

Aliás, quando for preparar as cápsulas de sangue, use luvas pois senão seus dedos mancharão.
O Sonrisal é um medicamento antiácido para queimação e azia no estômago podendo ser comprado em qualquer farmácia ou supermercado. É bom lembrar que ele tem ácido acetil salicílico (AAS), o que é contra-indicado para pessoas alérgicas a este medicamento. O corante alimentício pode ser encontrado em supermercados e em lojas que vendem produtos para confeitaria e sorveteria. As cápsulas de gelatina podem ser encontradas em farmácias de manipulação. Todos estes ingredientes são muito baratos.

Nenhum comentário: