quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Técnicas Teatrais - 5º Parte

Maquiagem: A Arte da Transformação (Parte 2)

Dicas para tintas e cremes de maquiagem alternativos

As tintas são usadas para dar cor à face ou corpo, mas muitas vezes não é fácil encontrar os cremes ou tintas para maquiagem. A seguir você encontrará uma série de sugestões para obter a sua. Nos casos de mais de uma receita para um mesmo tipo, coloquei classificação em pontos para que você tenha idéia das melhores, assim como foi feito com o sangue.

Como as tintas e cremes são aplicados na pele da face e rosto, aconselho, antes de usar, testar primeiro, pois como qualquer produto, algumas pessoas podem ter alergia. Para isso, pinte uma pequena parte na parte interna do antebraço, perto do punho. Espere vários minutos. Se não apresentar nenhuma reação alérgica, é pouco provável que irrite a pele da pessoa. De forma geral, tome cuidado com os olhos.

Você poderá notar que na maioria das vezes será necessário criar uma nova cor diferente das mais comuns. Para isso, procure usar estas orientações como guia para misturar as cores e obter novas:

-Laranja (2 partes de de vermelho com 1 de amarelo);
-Cinza (2 partes de preto com 1 de branco);
-Verde (2 partes de azul e uma de amarelo);
-Roxo (2 partes de vermelho com 1 de azul);
-Marrom ( 2 partesde vermelho com 1 de verde);
-Rosa (2 partes de vermelho com 1 de branco);
-Bege (2 partes de marrom com 1 de branco);
-Preto (partes iguais de vermelho, verde e azul). se for acrescentado preto, escurece, e se for branco, clareia.
-------------------------

1) Tinta de maquiagem para a face (4 Pontos) -
É uma tinta à base de água para a face. Forma uma superfície resistente, aceitando bem lápis delineador e sombras.
Ingredientes: pasta d'água e corante alimentício na cor desejada. Misture bem todos os ingredientes. A pasta d'água pode ser comprada em farmácias. Prefira as marcas mais pastosas e menos líquidas. O interessante é que a pasta d'água é muito usada por palhaços de circo para fazerem as maquiagens. O corante alimentício pode comprado em supermercados ou em lojas que vendem produtos para confeitaria e sorveteria, em muitas cores: preto, branco, vermelho,
amarelo, azul, verde, etc. Pode ser aplicado sobre apliques de látex.

2) Creme de maquiagem para a face (3 Pontos) - É um creme pois é oleoso. Forma uma superfície resistente, aceitando bem lápis delineador e sombras. Não precisa ser aplicado pó facial para fixar.
Ingredientes: 1 parte de vaselina sólida, 1 parte de pasta d'água, corante alimentício. Pode ser aplicado sobre apliques de látex.


3) Creme de maquiagem para a face (2 Pontos) - Ela é um creme pois é oleoso.
Ingredientes: 6 colheres de chá de maisena, 3 colheres de chá de creme hidrante tipo POND'S, 3 colheres de chá de água, corante alimentício. Misture a maisena e o creme hidradante até ficar homogêneo. Adicione a água e misture, depois adicione o corante na cor desejada. Aplique com esponja ou pincel. Não precisa ser aplicado pó facial para fixar. Remova com água e sabão. Armazene em recipiente fechado. Lembre-se de não ingerir. O creme hidradante evita manchar muito a pele. Pode ser qualquer creme POND'S (vendido em farmácias, perfumarias e lojas de produtos de beleza), Este creme de maquiagem é bom e funciona, exceto pelas bordas que podem ficar um pouco descoradas.

4) Creme de maquiagem para a face (3 Pontos) - É um creme, pois é oleoso. Ingredientes: 2 partes de maisena, 2 partes de base líquida de maquiagem (a mais clara possível), 1 parte de creme POND'S, 1 parte de água, corante alimentício. Misture a maisena e o creme hidradante até ficar homogêneo. Acrescente a base líquida. Depois, adicione a água e misture. Em seguida, adicione o corante alimentício na cor desejada. Aplique em finas camadas sobre o rosto bem lavado e sem oleosidades.
Não aplique em camadas grossas pois demorará para secar e esfarelará. Não precisa ser aplicado pó facial para fixar.
Este creme de maquiagem é bom e funciona, exceto pelas bordas que podem ficar um pouco descoradas. Fica com superfície firme e resistente, aceitando bem lápis delineador e sombras.

5) Tinta para pintura do corpo (4 Pontos) - É usada para pintar grandes áreas do corpo, mas também pode ser usada na face. Uma alternativa que recomendo seria usar a tinta de tecido. Ela é uma tinta acrílica, não tóxica e solúvel em água. Tem várias cores, inclusive cores fluorescentes e metálicas. Todas as cores são miscíveis entre si. Pode ser aplicada com pincel, mas produz melhor efeito se aplicada diluída com água em aerógrafo. Seca rapidamente, é resistente e não precisa de spray fixador após ser pintada. Remover fácil com água e sabão.

Como esta tinta tem cores metálicas, ela também pode ser usada para pintar áreas do rosto ou do corpo para simular partes de metal, por exemplo, de um personagem ciborg. Uma marca boa é a Acrilex.

6) Tinta de maquiagem metálica para face e corpo (3 Pontos) - É para criar partes metálicas. Não deve ser ingerida. Não aplique sobre feridas abertas.
Ingredientes: (tinta metálica para maquiagem (base): 1 parte de glicerina, 1 parte de purpurina, 1 parte de álcool. Misture todos os ingredientes. Aplique com pincel. Para fixar melhor, aplique uma camada de spray fixador de cabelos. Para remover, aplique álcool e depois água e sabonete.

7) Tinta temporária para cabelo (4 Pontos) - É usada para mudar temporariamente a cor de cabelos, por exemplo, para simular cabelos grisalhos ou brancos. É uma receita de Matthew Mungle, famoso artista de maquiagem que trabalhou em Drácula de Bram Stoker. Ingredientes: 1 parte de gel fixador de cabelo e uma parte de tinta guache na cor desejada. Misture os ingredientes e aplique com um chumaço de algodão, penteando o cabelo após.

Para remover, lave os cabelos com xampu. O gel fixador de cabelos, que é à base de água, pode ser encontrado em supermercados e farmácias. A tinta guache é à base de água e sai fácil do cabelo, principalmente com o creme de cabelos. Pode ser comprada em papelarias e supermercados. Se desejar fazer efeito de grisalho, misture tinta guache preta e branca para formar uma cor cinza claro. Vale lembrar que esta tinta não é adequada para pintar todo o cabelo, e sim, fazer efeitos em algumas mechas.

Nenhum comentário: