segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sucesso do filme 'Nosso Lar' impulsiona venda dos livros de Chico Xavier

A lei da ação e reação é quase uma certeza quando se adapta um livro para o cinema. A chegada da obra à nova mídia resulta em um impulso nas vendas. Foi assim com best sellers dos mais diferentes estilos, desde os vampiros teens da série "Crepúsculo" até o recente sucesso nas telas e nas livrarias "Comer, rezar, amar", com Julia Roberts.

Se a regra vale para a literatura, com "Nosso Lar", uma das grandes referências brasileiras do espiritismo, obra psicografada por Chico Xavier a partir do espírito André Luiz, não poderia ser diferente.

Sônia Pereira de Souza, proprietária da Livraria Espírita Allan Kardec: "Filme faz com que o espiritismo chegue a outros públicos"

O lançamento do filme no dia 3 de setembro e seu sucesso de bilheteria - o longa se tornou a produção nacional mais vista de 2010 - impulsionou a venda do livro nas livrarias, lojas e bancas, tanto entre espíritas quanto entre não-espiritas. Muita gente querendo conhecer mais sobre a obra, os outros livros e também sobre a doutrina de Chico Xavier.

Na Livraria Espírita Allan Kardec, única livraria espírita da cidade, a procura por "Nosso Lar" aumentou cerca de 40%. "O 'Nosso Lar' é o primeiro livro ditado pelo espírito André Luiz. É uma série de 16 livros e o filme serviu para despertar o interesse das pessoas para conhecer as obras, a vida no mundo espiritual e o espiritismo, inclusive pessoas que não são espiritas e que se identificaram com alguma coisa no filme", conta a proprietária da loja, Sônia Pereira de Souza.


Sônia diz que houve um aumento na procura tanto por "Nosso Lar" como por outros livros de Chico Xavier e obras básicas da doutrina espírita, como "O Livro dos Espíritos" e "O Livro dos Médiuns", ambos de Allan Kardec.
Para Sônia, é muito importante a divulgação feita pelo filme "Nosso Lar" e por outras produções que têm relação com o espiritismo que foram lançadas este ano, como o filme "Chico Xavier".

"No caso do filme 'Nosso Lar', ele tira a imagem negativa do espiritismo e mostra a chegada da pessoa no mundo espiritual. O filme também faz com que o espiritismo chegue a outros públicos", diz.

O filme também impulsionou a venda do livro "Nosso Lar" fora das livrarias espíritas. Na manhã de ontem, na Livraria Espaço Maringá Park, havia apenas um exemplar do livro. "Recebemos o 'Nosso Lar' toda a semana. A procura aumentou desde que surgiu a notícia que seria feito o filme e o livro entrou na lista dos mais vendidos no meio do ano. Desde então, a procura tem sido muito grande", disse a vendedora Desiree Wichineski. "Antes, 'Nosso Lar'tinha uma boa saída, mas não tanto como agora. E o é livro procurado não apenas por espíritas. As pessoas procuram 'Nosso Lar' por causa da história do livro e o filme ajudou a divulgá-la".

Nenhum comentário: