segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Por que Arte Viva Espírita?


É interessante nos perguntarmos o porquê desse nome. Que significado ele tem? Qual a força que existe nessas palavras?
Bom, podemos tentar definir em alguns conceitos usando a filosofia e principalmente o amor, que é o que move esse grupo, esse movimento, o amor à ARTE.
A arte:
"A definição de arte varia de acordo com a sociedade e a época. Ela muda conforme as necessidades de cada civilização". wikipedia.
Arte á a forma como cada ser humano expressa os seus sentimentos em variadas maneiras e em diversas áreas.
Desde a Pintura, o Desenho , a Escultura, a Fotografia, a Cinematografia, a Música, a Dança , o Teatro, também a Literatura e de muitas outras maneiras, estilos e categorias.
A arte é a forma mais sublime de despertar o ser, e por isso acarretamos muitas responsabilidades ao lidar com ela, pois pode ser uma ferramenta de sublimação, ou ainda tornar-se uma má influenciação, se mal utilizada.
Ao usarmos o nosso poder criativo, que vem da nossa energia sexual, nos tornamos Co-criadores de Deus. Ele nos deu esse poder de criação, essa energia que pulsa dentro de todos. Basta que tentemos descobri-la em nós.

"Por arte espírita entende-se o conjunto de expressões de cunho artístico produzidas sob influência do espiritismo. Atualmente, o Brasil é o país que abriga a maior quantidade de artistas e de produções de arte espíritas. ..." wikipedia

Notemos como essa definição superficial que podemos conseguir na internet não supre o que realmente é a arte espírita. Segundo o livro Obras Póstumas de Allan Kardec, da mesma forma como a arte cristã sucedeu a arte pagã, transformando-a, a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã. O espiritismo mostra, efetivamente, o futuro sob uma nova luz e mais ao nosso alcance.
A arte espírita vem nos mostrar, de uma forma bela, realidades que até hoje estão lutando por espaço nos corações e mentes das pessoas: a crença na vida futura, na bondade e sabedoria de Deus, na capacidade de sublimação do ser... O espiritismo, através da arte, mostra que além da vida material, essa vida que a cada dia domina mais os seres encarnados, existe a vida do Espírito, existe a necessidade da consciência dos atos, da noção da lei de ação e reação e, principalmente, o amor que há tanto é esquecido por nós.

"O Espírito só pode identificar-se com o que sabe ou crê ser verdade, e essa verdade embora de ordem moral, torna-se para ele uma realidade que tanto melhor ele exprime, quanto melhor ele sente. Se a inteligência das coisas junta a flexibilidade do talento, faz que suas próprias impressões se transmitam às almas dos outros."
(Obras Póstumas/ Allan Kardec)
Podemos notar nesse pequeno trecho um pouco da complexidade da Arte Espírita, que nos toca tão profundamente, que faz com que acordemos para as realidades do mundo espiritual, ou seja, a verdadeira vida. Não podemos passar aos outros uma doutrina que não esteja dentro de nós, precisamos em todos os momentos de nossas vidas na Terra interiorizarmos a verdadeira moral do Cristo.
"Não pode, portanto, a linguagem da arte, exprimir senão o que vê ou sente. Ora se ele vê ou sente somente a matéria tangível, não lhe será possível exprimir outra coisa." Obras Póstumas
Se não nos elevarmos, espiritualmente falando, não poderemos alcançar a Arte em suas mais sublimes nuances, e então ficaremos no terra-a-terra, como um pássaro sem asas.

Entendendo um pouco o que é arte espírita, nos perguntamos: tudo bem, mas porque Arte VIVA Espírita?
Como podemos definir quando algo está vivo? Quando respira? Quando se alimenta? Quando se movimenta? Quando pensa?
Existe uma grande complexidade ao falarmos qual seu real significado. Porém, diria que a Arte VIVA é tudo isso que citamos acima, é algo que faz com que, quando nos envolvemos e aprendemos a amar, acabemos por respirar e transpirar seu significado, vemos arte nas coisas mais simples, como no entardecer, na chuva, no sorriso de uma criança, nas lágrimas, no abraço, no silencio...! Algo que alimenta nossos pensamentos, que nos torna corajosos frente as vicissitudes da vida, que nos inspira para Deus, para Seus caminhos e para a sua palavra. Arte é movimento, é despertar, é sublimar, é entender, é tocar corações e modificar vidas, é ter e causar epifanias, criar sonhos, viver vendo a real beleza de estar vivo.

Meus amados, a arte faz parte de nós, de cada um de nós. Cada instante de vida é a arte de Deus pulsando no universo. Ame, divulgue, e deixe a ARTE ESPIRTA desabrochar do seu peito.

Texto de Jenifer Mendes / AVE

Nenhum comentário: