quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Meio Ambiente: Uma questão de Ética

Como é comum ver pessoas colocando o lixo no chão, disfarçando como quem não quer nada, colocando a latinha na beiradinha do canteiro da praça. E aquele monte de fumaça saindo das fábricas então? A valorização do Meio Ambiente faz parte da Valorização da Vida. É uma questão de Ética. Qualquer atitude nossa que possa prejudicar o Meio Ambiente está prejudicando à nós mesmos, à nossos filhos, netos. No entanto, está iludido quem pensa que nós não teremos tempo para sofrer, o problema maior ficará com as gerações posteriores a nós... o quê? Como assim? E onde entra a reencarnação? Pensa bem... É bem possível que reencarnemos novamente neste planeta. E então? Não sofreremos as consequências de nossos próprios atos? Mesmo para aqueles qua não acreditam em uma segunda vida, não seria injusto esse egoísmo para com nossos descendentes? Reflita sobre isso. Veja algumas dicas para você ajudar o nosso planeta:
  • Evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo.
  • Faça a separação do lixo. É simples e ajuda muito.
  • Ao comprar carvão, verifique na embalagem se o produto é registrado no IBAMA. Quando não há registro, a madeira usada para produzir o carvão é de origem ilegal, o que significa que parte de alguma floresta foi cortada e queimada sem autorização.
  • Desligue aparelhos, inclusive da tomada, quando não estiverem sendo utilizados. Reduza o uso do ar condicionado, privilegie sempre a iluminação de ambientes com luz natural e procure utilizar as escadas em vez do elevador.
  • Evite andar de carro sozinho. Você pode ampliar suas formas de locomoção, utilizando bicicletas, percorrendo pequenos trechos a pé, privilegiando o uso de transporte coletivo ou organizando caronas solidárias com colegas de trabalho ou da escola. Fazer a revisão de seu veículo particular também é importante, além de abastecê-lo com combustíveis alternativos (álcool, gás natural, biocombustível) e dirigir com pneus calibrados.
Essas dicas foram retiradas do site http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/reduza_sua_pegada/. Entre lá e confira. Faça o teste para ver qual é a sua pegada no planeta e conheça mais dicas que poderão ajudar na preservação da nossa Terra. Abração e até mais.

Nenhum comentário: