quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ARTE ESPÍRITA: EXISTE OU NÂO??

De vez em quando, ainda surge aquele típico questionamento: O que é Arte Espírita? Isso existe ou não?

Pois eu pergunto meus irmãos, como é possível duvidar disso quando o codificador da Doutrina Espírita nos diz, no livro Obras Póstumas, a seguinte frase:

"Assim como a arte cristã sucedeu à arte pagã, transformando-
a, a arte espírita será o complemento e a
transformação da arte cristã."


E então, como o ser humano não se abstém de fazer perguntas (e está certo ele, pois a curiosidade, quando moderada, pode vir a fazer descobertas esclarecedoras para o espírito), surgem outros questionamentos:

No que, afinal de contas, ela se diferencia de uma outra arte qualquer?? O que muda de um artista comum para o artista espírita?

A conduta. O objetivo. A essência do que se faz acompanhada da busca pelo saber, pelo conhecer, pelo edificar.

A Arte Espírita jamais terá como objetivo o escárnio, a malícia ou o próprio sofrer. Ao passo que o artista espírita não tem como objetivo seu desenvolvimento profissional e tampouco seu sucesso.

A Arte Espírita vem para esclarecer, elucidar, abrir os olhos daqueles que ainda não enxergam o sentido do viver e do amar.

Cabe ao artista espírita fazer a sua reforma íntima, elucidar a si mesmo e conhecer, para servir ao Mestre Jesus e passar as mensagens do Plano Maior àqueles que se colocam em seus caminhos e esperam para ouvir, para ver, para sentir as boas vibrações.

Irradiar luz e paz, irradiar amor... fazer compreender as palavras do Mestre.
A Arte Espírita vem como ferramenta para o homem trabalhar.

Nenhum comentário: