sábado, 30 de janeiro de 2010

Brincar, uma necessidade

Artigo
------------------------------------------

Brincando, a criança pode realizar atividades próprias do mundo adulto, o que facilitará seu ingresso neste mundo futuramente.

Toda a criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver.

É brincando que os bebês descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive.

A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, "recria" situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional.

Nota-se também que conforme se desenvolve emocional e cognitivamente, a criança começa a incluir outras pessoas em suas brincadeiras. Ela começa a brincar com o outro e não mais ao lado do outro.

É percebendo a presença do outro que começam a ser criadas e respeitadas as regras. Conviver com outra pessoa exige que se respeitem limites. O limite imposto pelo outro.

Começam aí as brincadeiras envolvendo jogos com regras.

Os jogos com regras exigem raciocínio, estratégia, antecipação de um resultado.

Pode-se perceber que quando a criança se mostra capaz de respeitar as regras dos jogos, seu relacionamento com outras crianças e mesmo com os adultos melhora.

Pode-se observar que quanto mais a criança se mostra tolerante às frustrações quando perde no jogo, percebendo o direito do outro, e sua capacidade de vencer, pois ela também é capaz de vencer , mesmo respeitando as regras - mais se expande seu interesse em aprender, sua coragem de perceber que não sabe mas pode aprender.

A criança percebe que, para vencer, precisa usar estratégias, precisa raciocinar, pois, seu adversário está ali.

Quando antecipa o resultado e pensa sobre as razões de sua vitória ou fracasso, ela vai criando hipóteses e estas hipóteses podem contribuir no seu processo de aprendizagem escolar.

Portanto, a brincadeira e as situações de jogos são fundamentais para a vida saudável da criança e, por que não dizer, para o adulto também.

Já pensou em um jogo que possa interessar a toda família, quantos benefícios poderá trazer?

Então, vamos brincar?

Nenhum comentário: