quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A importância do incentivo criativo desde a infância.

Uma boa parte das crianças na sociedade contemporânea são criadas (notem que são criadas e não educadas!) de uma forma totalmente robotizada e fria. São raras as crianças que são incentivadas criativamente durante sua infância. Vemos nossos pequenos passarem tardes em frente da televisão, ouvindo musicas chulas e tendo exemplos repugnantes. 

Vendo tudo isso, pergunto-me: ONDE ESTÁ A MAGIA DA INFÂNCIA? Onde estão as histórias pra dormir? As canções, as brincadeiras em família, os passeios, as pinturas, a tinta, o lápis, o papel, os pais brincando na terra com seus filhos, onde está tudo isso meu Deus?
Nossos pequenos são estimulados para a vida de uma forma equivocada, se tornam adolescentes e adultos frios e calculistas, sem sonhos de felicidade, simplesmente (como eu já citei) robotizados. Precisamos resgatar a magia da arte dentro da nossa sociedade, que começa na infância e se expande na adolescência. Evitaríamos grande parte da marginalidade e da violência se as pessoas tivessem o sonho plantado dentro de si. 

Aquele ser que for estimulado pelo diálogo ou o teatro na sua formação de caráter pode vir a ser um belo orador ou quem sabe um ator talentoso, e se não o for será um adulto com mais facilidade para se expressar. Aquele que conviver com a música e a dança e/ou a pintura e as artes plásticas será um adulto mais sensível e atento as belezas a sua volta. Sem contar que as artes nos ensinam a disciplina e o respeito.

Não é fácil mudar o conceito na nossa sociedade, mas temos em mãos o poder sublime da doutrina de Cristo, utilizemo-na para nosso auxilio. Alguns de nós tem o trabalho de evangelização em suas casas espíritas que por mais que sejam somente algumas horas, essas horas podem sim mudar uma vida, se nos esforçarmos pra isso. A arte é uma ferramenta essencial para o despertar de consciências! Vamos a luta trabalhar em nossos lares, em nossas casas espíritas, nos nossos núcleos de Arte, em todos os locais que nos oferecerem as portas abertas, e se não nos oferecem as portas abertas, vamos tratar de pular uma janela pra destrancar as portas pelo lado de dentro de for preciso! AFINAL: BUSCAI E ACHAREIS, BATEI NA PORTA E ELA SE VOS ABRIRÁ.

Muita força pra conseguires enxergar esse mundo mágico que é a arte sublime de Deus.

Nenhum comentário: