segunda-feira, 30 de março de 2009

Orgulho

Avaliação: 
Falemos um pouco sobre o Orgulho, chaga esta que assola a humanidade perturbando corações, lares, relacionamentos, parcerias etc...
Fomos criados por Deus a sua semelhança para perfeição, portanto, o mal não nos foi designado ou imposto, somente equivocadamente nos iludimos imaginando ser o caminho mais simples.

Muitas vezes, mesmo sem o saber enveredamos pelos caminhos mais curtos e destruidores, e acabamos por adquirir dividas com a divindade por escolhas mais fáceis e menos penosas em detrimento de outrem.

É desta forma que o orgulho infiltrado em nós, fica camuflado e escondido, somos taxativos em dizer que o mal não existe, não pertence a nós, não somos assim, justamente por assim ser é que por medo de o acharmos se coloca na defensiva e se esconde fazendo-nos muitas vezes passar por situações de ridículo. Este orgulho mascarado aparece quando estamos sem vigilância e dissimuladamente atua perversamente fazendo-nos a tomar atitudes grotescas e impensadas.

Mais adiante, quando mais calmos nossa consciência volta a ser dona do nosso eu espírito, então nos arrependemos, infelizmente muitas vezes tarde demais.

Contudo, displicentemente o tal orgulho que disfarçado está nos fazendo pensar que somos os melhores e mais corretos e o outro é que está errado e equivocado acaba por fazer estragos em nossos relacionamentos sejam eles de que ordem for. Até que um dia alguém ou alguma leitura nos puxe a atenção fazendo-nos enxergar a terrível discrepância cometida por nós.

Enfim, há um despertar para a espiritualidade e é neste momento oportuno que devemos colocar nossa energia e com atenção passar a ter uma cobrança diária de atitudes certas e quando vermos uma pequena parcela que seja de possibilidade de erro, termos a humildade de consertar o estrago, pois assim teremos o policiamento de procurar mais acertos do que erros.

Quando começarmos a entender as nuances que existe em nossas vidas, o peso do fardo fica menor. A dor é menor por saber que estávamos errados. São estes questionamentos que devem constar em nossas noites ante o sono.

Façamos de nossos dias oportunidades de melhorias, nos cobrando, nos policiando e não como misantropos que têm aversão à sociedade e a filantropia. Expurguemos sentimentos negativos de orgulho, indispensável é pedir desculpas por atos impensados, saber sorrir, falar amorosamente, saber desviar do caminho incerto para o certo através do aprendizado espiritual.

Sejamos simples para pedir ajuda, saibamos perdoar mais aquele que errou ou não. Cultivemos o bom pensamento positivo, ressaltando virtudes em todos que relacionamos.



A humildade caminha junto com o sucesso continuo e não com o momentâneo, se almejamos tal sucesso estejamos aptos às mudanças que nos trarão a pura felicidade vivenciando o amor
.

Um comentário:

helenagremista disse...

Olá Renâs, tudo bem?
L.e. 785 - Qual é o maior obstáculo ao progresso?
...O Orgulho e o egoísmo....

L. e. 913 - Dentre os vícios, qual o que se pode considerar como radical?
... Nós o dissemos muitas vezes: é o egoísmo....

L. e. 917 - Qual é o meio de se destruir o egoísmo?... o egoísmo se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material...
´´E urgente a necessidade da nossa renovação. O exercício da humildade é um enfraquecedor do egoísmo!
Parabéns pelo artigo, é um grande alerta para todos nós.
Um abraço, a vocês
helena