terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Curtas Metragens


Ok, já sabemos que é possível a utilização do Teatro, da Dança, das Artes Plásticas e da música no Movimento Espírita, mas será possível a utilização de filmes? É possível a produção?


Claro que é! Este ano, tivemos o prazer de ver diversos grupos trabalhando em filmagens de curtas-metragens amadores, antes, vamos definir bem o que é um curta-metragem.


Curta-metragem é um filme de duração inferior a trinta minutos, havendo no entanto quem para o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.

O gênero que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com acção ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um premio dos Oscar para cada tipo.

Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta-metragem é também adoptada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.

Muitos podem achar que para produzir um curta, é necessário sofisticados equipamentos, mas ai que está o equivoco. Basta ter criatividade e o principal, vontade!

Para filmar, uma simples filmadora (Até fotográfica digital, hoje em dia tem a opção de filmar).

Atores? Te garanto que se o objetivo é o bem, diversas pessoas vão oferecer-se!

Para editar, bastar ter um computador e qualquer programa de edição de filmes (Movie maker, Pinacle, etc.)

E se a dificuldade for em idéias para o roteiro, lembra-te que o espiritismo é fonte insaciável de inspiração para a arte, sendo lógica também a aplicabilidade do Cinema. (Já temos algumas grandes produções usufruindo disso).

O Grupo, esse ano, iniciou os trabalhos nesta área, logo abaixo, você pode conferir o trailler do "Viva Arte" e a prévia do nosso próximo Curta "Faces"

São produções simples, por isso mesmo, fica a pergunta: O que te impede?

VIVA ARTE

FACES


Um comentário:

Anônimo disse...

Oba! Quando poderemos ver? Beijão a todos!