Orson Peter Carrara
Resgatemos esta pérola do patrimônio cultural espírita. Leopoldo Machado (1891-1957), jornalista baiano, escritor, poeta, compositor e conferencista, biógrafo de Cairbar Schutel e incansável divulgador espírita, é autor da belíssima canção. Dedicado seareiro, alargou fronteiras, renovou e vitalizou o movimento espírita e fez emergir fecundo trabalho com jovens e crianças, sob orientação da Doutrina Espírita. Caráter criativo, empreendedor, defendeu a idéia para o Espiritismo também de responsabilidade dos encarnados, com o slogan Espiritismo de vivos.
Em minha infância a canção de Leopoldo foi presença certa nas aulas de Espiritismo para as crianças e mesmo nos eventos festivos no Centro Espírita. Ficou na memória como algo marcante. E eis que agora consigo localizá-la gravada em CD, em primorosa apresentação do DIJ da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. A faixa com sua letra e música, cantada por coral não identificado, está no CD ALLAN KARDEC, O HOMEM – BICENTENÁRIO 1804 – 2004, do 24º EMEES – Encontro de Mocidades Espíritas do Estado do Espírito Santo. E pode ser encontrado em nossas distribuidoras.
A letra da bela canção traz lições preciosas. Observemos com muita atenção:
Somos companheiros, amigos irmãos.
Que vivem alegres pensando no bem.
A nossa alegria é de bons cristãos.
Não ofende a Jesus nem fere a ninguém.
A nossa alegria é o bem do Evangelho.
Vibra e contagia da criança ao velho.
Mesmo entre perigos daremos as mãos.
Como bons amigos, como bons cristãos.
Sempre ombro a ombro, sempre lado a lado.
Vamos trabalhar com muita alegria.
Pelo Espiritismo mais cristianizado.
Pela implantação da paz e harmonia.
A nossa alegria é o bem do Evangelho.
Vibra e contagia da criança ao velho.
Mesmo entre perigos daremos as mãos.
Como bons amigos, como bons cristãos.
Concordam os amigos que a letra pode ser estudada em nossas reuniões e que suas linhas ensejam comentários valiosos em nossos encontros. Que dirá então aprender a cantá-la novamente? Cada uma de suas linhas expressam o espírito do Espiritismo, apresentando-se, inclusive, como roteiro para superação das dificuldades presentes. Não é esta fraternidade que tem se ausentado de nossas casas, substituída a alegria pelas disputas e conflitos? Já não é hora de resgatar esses valores para o nosso cotidiano?
Vamos resgatar o lúcido pensamento de Leopoldo Machado em sua bela Canção da Alegria Cristã! Para os da “velha guarda” será agradável lembrança. Para os novos, será notável surpresa.
Agora um detalhe: prestemos muita atenção na letra da música e ficaremos surpreendidos com a necessidade da época que atravessamos, principalmente na intimidade do movimento espírita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário