quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Teatro na educação moral


A sociedade vem sofrendo muito com os alarmantes índices de violência e a má conduta de diversas pessoas. Muitas ferramentas pedagógicas existem para que se reverta esses quadros e uma delas, que é de grande importância, que os educadores podem utilizar é o teatro.

Todos os dias, quando nos informamos das notícias, somos literalmente “bombardeados” por muitos acontecimentos ruins de origem comportamental. São políticos que praticam maus atos, bandidos que cada vez mais agem com violência, etc. Ao analisarmos a origem dessas atitudes facilmente iremos notar que todas essas pessoas possuem uma má formação de conduta, ou seja, possuem um caráter ruim.

O caráter do ser humano é formado ao longo de sua vida, moldado através de experiencias boas ou ruins. Os estudos e a educação são fatores determinantes para essa formação e uma importante ferramenta pedagógica é o uso dos recursos teatrais. O teatro permite ao homem um estudo intimo dos seus sentimentos inferiores (orgulho, raiva, etc) e de seus superiores (benevolência, amor,etc). Esse estudo dos sentimentos, que podemos chamar de reforma intima, acontece através da representação de personagens com estereótipos (caráter) bons ou ruins.

A vivência de certos personagens ao longo de uma apresentação teatral ou oficina pedagógica permite uma profunda reflexão de determinadas atitudes, permitindo analisar se estas são condizentes ou não com a sociedade. Evitando assim, em muitos casos da pessoa realizar aquela atitude ruim, pois se o seu personagem a realizou e teve um destino infeliz, porque repeti-la na vida?

Além dos participantes que passam por grandes reformas intimas ao realizarem um trabalho de teatro bem conduzido, o público também é levado a reflexões mais profundas de suas atitudes, mesmo que seja de forma inconsciente. Afinal, o teatro é uma arte agredadora e ao desenrolar de uma boa história, todos começam a vibrar, a sentir as emoções de determinados personagens, permitindo e instigando reflexões à respeito do assunto abordado com mais maturidade.

Um aspecto que é muito importante para os educadores observarem é a coerência doutrinária do texto da peça. Se ele for repleto de cenas densas(com o foco na violência, no sexo, nas drogas, etc) e não for dado um sentido moral para isso, ou seja, usar violência gratuita, o teatro irá ocasionar um verdadeiro despertar de sentimentos ruins, ocasionando um terrível aprendizado.

Portanto, o teatro e as outras expressões da arte, nos dão muitos recursos educacionais, basta atentarmos ao que cada uma pode oferecer e aplicarmos essas ferramentas pedagógicas sempre que possível. Assim, uma nova formação do caráter social irá se formar, tornando a convivência social superior da que hoje encontramos.

Renã Vargas,

Coordenador do A.V.E.